x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 45

Uso do Certificado Digital do Contador nas empresas

Jah

Jah

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 24 outubro 2025 | 11:22

Olá, queria saber se é obrigatório utulizar o certificado digital da contabilidade nos envios dos eventos ao eSocial das empresas clientes?
Vou explicar uma situação vivenciada: A empresa me solicitou feérias para o colaborador sem periodo aquisitivo vencido. Informei que o procedimento não segue as normativas  mas mesmo assim, solicitação as férias. No mesmo sistema, o certificado do contador automaticamente e ao final do calculo dessas férias, é enviado o evento ao eSocial. Minha duvida é, lá constará que o envio foi feito pelo contador? Em caso de fiscalização, o erro cai na contabilidade? Não acho certo assumir por um erro que foi avisado mas que a empresa insistiu.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade